Notícias da ABO-MG

Três anos de muito trabalho, dedicação e feitos importantes na Odontologia mineira

A gestão 2009-2011 da ABO-MG, presidida por Carlos Augusto Jayme Machado, foi repleta de desafios e metas que fizeram a diferença para a categoria. Alguns momentos merecem destaque, sobretudo pelo que representaram para a entidade e seus profissionais.

Eventos: oportunidades de atualização

Oportunidades de atualização na área Odontológica não faltaram nesse período, em que a ABO-MG realizou duas edições do Meeting Internacional de Estética e duas edições do Encontro de Periodontia Professor Juarez Corrêa da Silveira. Além disso, a entidade tornou possível a realização do 2º Congresso de Ortopedia Funcional dos Maxilares e o 3º de Ortodontia, além do 11º Congresso Internacional de Odontologia de Belo Horizonte – Ciomig.

De 30 de abril a 2 de maio de 2009, a ABO-MG promoveu o VI encontro de Periodontia Professor Juarez Corrêa da Silveira. O evento foi presidido pelo mineiro Joaquim Resende, ex-presidente da ABO-MG.

No mesmo ano, a entidade ainda realizou o IX Meeting Internacional de Estética promovido, entre os dias 12 e 14 de novembro, no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento, que ocorre a cada dois anos, contou com a participação de professores e clínicos de projeção nacional e internacional.

Já em 2010, a ABO-MG realizou simultaneamente, no Minascentro, em Belo Horizonte, de 17 a 19 de junho, o 2º Congresso de Ortopedia Funcional dos Maxilares e o 3º de Ortodontia. O evento, que teve Osmir Luiz Oliveira como presidente de honra, contou com Orlando Santiago Júnior como coordenador da programação de Ortopedia. Já Henrique Pretti coordenou a parte de Ortodontia. Ambos os congressos foram uma oportunidade de atualização para os 300 profissionais que estiveram presentes.

Ainda no ano passado, a ABO-MG promoveu o VII Encontro de Periodontia Professor Juarez Corrêa da Silveira, em parceira com a Sociedade Brasileira de Periodontia – Sobrape e apoio do Conselho Regional de Odontologia de Minas (CRO-MG).

Coordenado, mais uma vez, por Joaquim Resende, o evento ocorreu no Hotel Ouro Minas, nos dias 17 e 18 de setembro e reuniu 300 participantes.

“Qualidade com simplicidade” foi o tema do 11º Congresso Internacional de Odontologia de Belo Horizonte – Ciomig, que a ABO-MG realizou de 23 a 26 de março de 2011, sob a coordenação do professor Wilson Batista Mendes. O Congresso abordou o uso de novas tecnologias, a busca de melhores resultados estéticos e a longevidade dos procedimentos clínicos. O evento contou com a participação de cerca de 3 mil pessoas. Nos quatro dias de atividades científicas, 196 professores de renome no Brasil e no cenário internacional apresentaram cursos, palestras, seminários e simpósios.

Pela primeira vez, os palestrantes do 11º Ciomig foram convidados para rela¬tar em livro em técnicas e conhecimentos científicos expostos durante o evento. A obra foi lançada durante o Congresso, com chancela da ABO-MG.

Por fim, entre os dias 15 e 17 de setembro deste ano, Belo Horizonte sediou o X Meeting Internacional de Estética, no Minascentro, em Belo Horizonte, que reuniu cerca de mil pessoas. O evento, presidido por José Arbex Filho, reuniu novos temas, técnicas, produtos, pesquisas e resultados, além de proporcionar palestras com professores de destaque no Brasil e no mercado mundial.

Responsabilidade social

Conscientizar a população mineira quanto à importância de cuidar da saúde bucal também fez parte das metas da gestão 2009-2011. Em 2009, para comemorar o Dia do Dentista, a ABO-MG programou dois eventos com a intenção de conscientizar a população. O primeiro ocorreu no dia 17 de outubro, na Praça da Liberdade, em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). Juntas, as duas entidades promoveram o Saúde na Praça, com o subtema Sorrindo na Praça. Estudantes de odontologia e dentistas associados orientaram jovens e adultos sobre higiene e saúde bucal.

Já o segundo evento foi realizado no dia 7 de novembro, em parceria com a Loja Maçônica e com a Associação Divina Providência, e ocorreu na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo. Ambos com o mesmo intuito: transmitir conhecimento e promover a saúde e a prevenção de doenças. Na programação estavam inclusos exames de câncer bucal, orientações preventivas e técnicas de escovação. Além disso, kites de higiene bucal foram distribuídos aos participantes.

No ano seguinte, também foram promovidas ações para fortalecer as organizações comunitárias e atender as necessidades básicas da população carente. O projeto Balanço Geral nos Bairros, da TV Record Minas, contou com a participação da ABO-MG nos dias 23 de maio e 13 de junho de 2010, em uma parceria que levou ações so¬ciais a comunidades da Região Metropoli¬tana de Belo Horizonte. Com a exibição de shows, matérias especiais e entretenimento, o evento estimulou e valorizou os serviços em prol da cidadania, utilizando a televisão como meio de comunicação de massa, capaz de despertar o poder público quanto às necessidades das pessoas. A primeira edição, no dia 23 de maio, ocorreu no Barreiro e a segunda na Avenida Vilarinho, em Venda Nova. O Balanço Geral nos Bairros foi um evento de ação humanitária que integrou o circuito de saúde bucal, recreação, lazer, cultura e serviços.

A parceira de sucesso da ABO-MG com a AMMG e o SESC, para comemorar o Dia do Dentista e o Dia do Médico, se repetiu em 2010. No dia 16 de outubro, a Praça JK, no bairro Sion, em BH, foi palco de várias atividades de orientação à população a respeito dos cuidados que se deve ter com a saúde.

O Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC-MG) também contribuiu e montou seis escovódromos. Os aparelhos beneficiaram pacientes e alunos no estande da ABO-MG, onde 12 alunas do curso de Auxiliar de Saúde Bucal, supervisionados pela coordenadora Alcione Lúcia Morais Rímulo, orientaram crianças e adultos no momento da escovação. Já a AMMG disponibilizou cerca de 150 médicos, residentes e estudantes de medicina para tirar dúvidas e orientar as pessoas em 25 especialidades médicas.

Em 2011, reafirmando seu compromisso social, a ABO-MG, em parceria com o SESC-MG e o Mercado Central de Belo Horizonte, promoveu a ação comunitária “Circuito Saúde Bucal”, no dia 26 de março. As atividades aconteceram no mezanino do Mercado Central, simultaneamente à agenda científica do 11º CIOMIG. A iniciativa contou com oficinas de promoção à saúde bucal, paralelas às atividades médicas de aferição da pressão arterial e da capacidade pulmonar, além da prevenção do câncer bucal. Auxiliares de saúde bucal orientaram as crianças nos seis escovódromos montados pelo SESC-MG, parceiro de longa data por meio do diretor de Projetos e Ações de Saúde, Antônio Carlos Carvalho Campos, e pelos diretores regionais Namilton Alves Coelho e Robinson Corrêa Gontijo.

Este ano, em comemoração ao Dia do Dentista, a ABO-MG, em parceria com a AMMG, promoveu a Ação Social Saúde na Praça. O evento foi realizado no dia 15 de outubro, na Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte, e conscientizou as pessoas da importância de cuidar da saúde bucal.

Melhorias na sede

Durante essa gestão, a diretoria também realizou melhorias que beneficiaram os associados. Foram feitas reformas na sede da Associação, como a revitalização do telhado, que tinha infiltrações e vazamentos. A placa de entrada da entidade também mudou, com inserção da nova logomarca e do letreiro luminoso. Além disso, foi feita a pintura externa e interna do prédio, o que deixou o ambiente mais claro e agradável. Também foi criada a sala de estudo, que trouxe espaço e comodidade aos associados. A recepção foi incrementada, o que melhorou as condições de atendimento. As novas instalações da sede da ABO-MG foram inauguradas no dia 8 de julho de 2010, em solenidade prestigiada por 100 pessoas.

UniABO qualifica mais de 2200 profissionais nos últimos três anos

Por meio dos cursos realizados pela UniABO, a gestão 2009-2011 cuidou de oferecer aos associados várias oportunidades de qualificação e atualização profissional. Nesses três anos, 112 especialistas, de diversas áreas da Odontologia, formaram-se nos sete cursos concluídos. E mais seis turmas estão em andamento, com 78 alunos.

Na modalidade aperfeiçoamento foram realizados nove cursos, com a participação de 149 dentistas; três turmas estão em andamento, com 39 inscritos; e mais quatro turmas estão com inscrições abertas.

Cursos de atualização foram 25, que registraram a participação total de 895 alunos. Palestras, todas gratuitas, foram 17, para 444 alunos. Além desses, a UniABO ainda contabiliza 17 cursos encerrados, de outras modalidades, para 546 alunos. No total, 2.263 profissionais participaram – ou ainda estão participando – dos cursos promovidos pela UniABO.

Reconhecimento público

Osmir Oliveira, prefeito Marcio Lacerda, Carlos Augusto e vereador Bruno Miranda


O trabalho responsável em prol da saúde bucal no âmbito de Minas Gerais rendeu a ABO-MG, em 2009, o título de utilidade pública estadual. Com isso, a entidade pode receber recursos do governo mineiro para investimentos na instituição. Além disso, no mesmo ano, a entidade comemorou o título de utilidade pública municipal, da Prefeitura de Belo Horizonte.

Pensando em avanços para a categoria, o presidente da ABO-MG, Carlos Augusto Jayme Machado representou a entidade em reunião especial realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em 27 de agosto 2009. Na ocasião, foi discutida a situação das clínicas odontológicas da capital, a fiscalização dos consultórios e o cumprimento da legislação trabalhista.

Ainda nesta gestão, pela primeira vez na história da Odontologia brasileira, Minas Gerais teve três representantes na diretoria da ABO Nacional. Na gestão 2010-2013, Newton Miranda de Carvalho é o presidente, Osmir Luiz Oliveira, o vice-presidente para Assuntos Relacionados à Região Sudeste e Carlos Augusto Jayme Machado, o primeiro diretor financeiro. A eleição ocorreu no dia 28 de novembro de 2009, em São Paulo.

Em junho de 2010, o presidente da ABO-MG participou da publicação da portaria de número 1.032, do Ministério da Saúde. A norma incluiu a Odontologia na tabela de procedimentos, medicamentos, órteses e próteses, e materiais especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento às pessoas com necessidades especiais.

Para completar essa atuação na esfera das relações políticas, no dia 1º de dezembro do ano passado a ABO-MG recebeu o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte, como forma de reconhecimento aos trabalhos prestados pela entidade em prol da saúde pública. A homenagem foi entregue por indicação do vereador Bruno Miranda, que também é cirurgião dentista.



Carlos Augusto, Newton Miranda e Osmir Oliveira: Minas na ABO-Nacional

Fonte: Correio ABO-MG 282

Staff

  • 8
    ...

    Bob Nilson

    Project Manager
  • ...

    Nick Larson

    Art Director
  • 3
    ...

    Deon Hubert

    CTO
  • ...

    Ella Wong

    CEO

Customers

  • 2
    ...

    Lara Kunis

    CEO, Loop Inc
    Last seen 03:10 AM
  • new
    ...

    Ernie Kyllonen

    Project Manager,
    SmartBizz PTL
  • ...

    Lisa Stone

    CTO, Keort Inc
    Last seen 13:10 PM
  • 7
    ...

    Deon Portalatin

    CFO, H&D LTD
  • ...

    Irina Savikova

    CEO, Tizda Motors Inc
  • 4
    ...

    Maria Gomez

    Manager, Infomatic Inc
    Last seen 03:10 AM
Bob Nilson 20:15 When could you send me the report ?
Ella Wong 20:15 Its almost done. I will be sending it shortly
Bob Nilson 20:15 Alright. Thanks! :)
Ella Wong 20:16 You are most welcome. Sorry for the delay.
Bob Nilson 20:17 No probs. Just take your time :)
Ella Wong 20:40 Alright. I just emailed it to you.
Bob Nilson 20:17 Great! Thanks. Will check it right away.
Ella Wong 20:40 Please let me know if you have any comment.
Bob Nilson 20:17 Sure. I will check and buzz you if anything needs to be corrected.

General

System

General Settings

  • Enable Notifications
  • Allow Tracking
  • Log Errors
  • Auto Sumbit Issues
  • Enable SMS Alerts

System Settings

  • Security Level
  • Failed Email Attempts
  • Secondary SMTP Port
  • Notify On System Error
  • Notify On SMTP Error