Notícias da ABO-MG

SB Brasil aponta avanços na saúde bucal

Alcione Rímulo atuou como instrutora de treinamento e calibração

Alcione Rímulo atuou como instrutora de treinamento e calibração

Para acompanhar as mudanças nos indicadores de saúde bucal em Minas Gerais e no Brasil, a ABO-MG participou do projeto SB Brasil 2010 - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, publicada em outubro. A terceira secretária da ABO-MG, Maria Aparecida de Oliveira, e a coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva da UniABO, Alcione Lúcia Morais Rímulo, representaram a entidade e fizeram parte da equipe de instrutoras de treinamento e calibração do estudo.

Conforme o levantamento, anteriormente, as ações de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) eram ofertadas de forma paralela ao processo de organização dos demais serviços de saúde, com baixo poder de resolubilidade, sendo incapazes de equacionar os principais problemas da população.

Em 2004, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente. Com essa iniciativa, a saúde bucal passou a ser ofertada de forma integral, com inserção de procedimentos mais complexos na atenção básica e criação de uma rede de serviços odontológicos no SUS.

Sete anos após o lançamento do Brasil Sorridente, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, concluiu em 2011 o quarto levantamento epidemiológico de âmbito nacional na área de Saúde Bucal, intitulado SB Brasil 2010 – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O projeto ainda foi submetido à consulta pública no site da Coordenação Geral de Saúde Bucal (www.saude.gov.br/bucal) e diversos setores colaboraram no processo. Em setembro de 2009, por exemplo, a ABO-MG iniciou sua articulação junto ao SB Brasil 2010 como entidade parceira no levantamento de indicadores de saúde bucal nos municípios mineiros que constituem a amostra nacional.

O estudo

A pesquisa de base amostral foi realizada nas 26 capitais estaduais, no Distrito Federal e em 150 municípios do interior – de diferentes portes populacionais. Foram examinados 37.519 indivíduos pertencentes às faixas etárias de 5, 12, 15 a 19, 34 a 45 e 65 a 74 anos. Cerca de 2 mil trabalhadores do SUS, das três esferas governamentais, foram fundamentais no sucesso da execução do SB Brasil 2010.

Foi analisada ainda a situação da saúde bucal da população brasileira com o objetivo de proporcionar ao SUS informações úteis ao planejamento de programas de prevenção e tratamento, tanto em nível nacional quanto no âmbito estadual e municipal.

O significativo crescimento das equipes de Saúde Bucal, de 390%, a criação de 865 Centros de Especialidades Odontológicas, a habilitação de 674 municípios com Laboratórios de Próteses Dentárias, a distribuição de 72 milhões de kits de escova e pasta dentária, a ampliação do acesso a água tratada e fluoretada para cerca de 7 milhões de brasileiros proporcionaram a redução do número de dentes extraídos. Houve ainda a ampliação do acesso aos serviços públicos odontológicos, principalmente para os mais pobres, elevando o Brasil ao grupo de países com baixa prevalência de cárie.

Odontologia unida

Além da ABO-MG, a pesquisa contou com a participação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). O levantamento ainda teve o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Secretaria Estadual de Saúde - SES-MG, representada pelas dentistas Rafaela da Silveira Pinto e Daniele Lopes Leal, coordenou o projeto em Minas Gerais, com apoio do Centro Colaborador PUC Minas, representado pela responsável técnica, professora Maria Ilma de Souza Cortes. O resultado final do levantamento está publicado na íntegra no site do Ministério da Saúde - www.saude.gov.br.

Maria Aparecida de Oliveira

Fonte: Correio ABO-MG 282

Staff

  • 8
    ...

    Bob Nilson

    Project Manager
  • ...

    Nick Larson

    Art Director
  • 3
    ...

    Deon Hubert

    CTO
  • ...

    Ella Wong

    CEO

Customers

  • 2
    ...

    Lara Kunis

    CEO, Loop Inc
    Last seen 03:10 AM
  • new
    ...

    Ernie Kyllonen

    Project Manager,
    SmartBizz PTL
  • ...

    Lisa Stone

    CTO, Keort Inc
    Last seen 13:10 PM
  • 7
    ...

    Deon Portalatin

    CFO, H&D LTD
  • ...

    Irina Savikova

    CEO, Tizda Motors Inc
  • 4
    ...

    Maria Gomez

    Manager, Infomatic Inc
    Last seen 03:10 AM
Bob Nilson 20:15 When could you send me the report ?
Ella Wong 20:15 Its almost done. I will be sending it shortly
Bob Nilson 20:15 Alright. Thanks! :)
Ella Wong 20:16 You are most welcome. Sorry for the delay.
Bob Nilson 20:17 No probs. Just take your time :)
Ella Wong 20:40 Alright. I just emailed it to you.
Bob Nilson 20:17 Great! Thanks. Will check it right away.
Ella Wong 20:40 Please let me know if you have any comment.
Bob Nilson 20:17 Sure. I will check and buzz you if anything needs to be corrected.

General

System

General Settings

  • Enable Notifications
  • Allow Tracking
  • Log Errors
  • Auto Sumbit Issues
  • Enable SMS Alerts

System Settings

  • Security Level
  • Failed Email Attempts
  • Secondary SMTP Port
  • Notify On System Error
  • Notify On SMTP Error