Notícias da ABO-MG

Ação Social em comemoração ao Dia do Dentista.

Crianças aprendem a maneira correta de escovação.

Crianças aprendem a maneira correta de escovação.

Maior e ainda melhor. Assim foi a ação social realizada pela ABO-MG e a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Belo Horizonte, em comemoração ao Dia do Dentista. O evento ocorreu dia 19 de outubro, no Ginásio Poliesportivo do bairro Monte Azul, na capital mineira, e atendeu cerca de 600 pessoas entre crianças, adultos e idosos. A grande participação da comunidade comprovou a importância dos profissionais da Odontologia e mostrou que a população está cada vez mais atenta aos cuidados com a saúde bucal.

É o que ressalta o presidente da ABO-MG, Dr. Lívio de Barros Silveira. “Essa ação social superou as expectativas e foi resultado do esforço de um grupo de pessoas. Contamos com o apoio da Fead e da UFMG, que orientaram as pessoas, de profissionais da UniABO, da Oral B, que disponibilizou os kits de escovação, e parceiros que abraçaram a causa”, avaliou.

O vereador Bruno Miranda esteve presente e apoiou a iniciativa. Segundo ele, o evento foi grandioso e realmente mobilizou a comunidade local. “A ação promoveu a saúde e orientou pessoas de todas as idades. A ABO-MG, mais uma vez, cumpriu o seu papel na sociedade de promover a Odontologia”, afirmou.

Já para a coordenadora geral da ação e secretária geral da ABO-MG, dra. Licínia Maria de Souza Pires do Rio, o evento contribuiu para que a comunidade ficasse mais informada com relação à saúde bucal. “Comemoramos o Dia do Dentista com os pacientes, pessoas que precisam de orientação. Mostramos a importância e a beleza da Odontologia e nada melhor que estar em um local onde as pessoas precisam dos profissionais da área.”

Ela explica que foram realizadas quatro oficinas para atender a comunidade. A primeira destinava-se às crianças. Foi o momento de a garotada aprender a escovar os dentes, a ter cuidado com a ingestão de açúcar e também com a higiene bucal. Eles receberam os kits de escovação e foram orientados pelas auxiliares de saúde bucal da UniABO. Para as crianças, ainda foi montada uma rua de lazer, estrutura com diversos brinquedos.

Já a segunda oficina foi destinada aos adolescentes. Alunos de Odontologia da UFMG explicaram para os jovens os principais cuidados que eles precisam ter com os dentes e mostraram os riscos do fumo, dos piercings na região da boca, do clareamento e das doenças na gengiva.

As outras duas oficinas eram direcionadas aos adultos e idosos e abordaram o câncer de boca, tema delicado e já de muito interesse das pessoas. Na ocasião, foram discutidas também outras doenças bucais, halitose e doença do sono. Segundo dra. Licínia, “nessas oficinas ficou clara a importância do assunto e de como as pessoas querem saber como evitar a doença. A comunidade compareceu em peso para tirar dúvidas e se orientar”, destaca.

Satisfação em participar.

Os profissionais que participaram da ação também ficaram satisfeitos com o resultado. De acordo com dr. Marco Aurélio Gouvêa, professor convidado de cursos de atualização da UniABO e presidente da Associação Mineira da Odontologia do Sono (AMOS), a iniciativa foi muito gratificante. Ele, que participou pela primeira vez, falou da importância do sono para a saúde e de como isso está relacionado com a Odontologia.

“Expliquei os distúrbios do sono com ênfase no bruxismo, ronco e apneia. Atualmente, as pessoas estão interessadas em saber como tratar esses problemas, porque se tornaram mais comuns. Os problemas ainda estão relacionados à alimentação e ao fato de termos uma sociedade mais obesa que no passado. O profissional da Odontologia pode ajudar a sanar essas dificuldades”, explica dr. Marco Aurélio.

Também participando da iniciativa pela primeira vez, dra. Elza Maria de Araújo Conceição, secretária da UniABO, participou da oficina voltada para os adolescentes. “O mais importante foi a divulgação do conhecimento em benefício da saúde bucal. Isso, a ação social fez muito bem”, destaca.
Para a chefe do Departamento de Odontologia Hospitalar da ABO-MG, dra. Fernanda Fonseca, a ação social contribuiu para que a comunidade se informasse com relação ao câncer bucal. Ela diz que ficou surpresa com o interesse das pessoas. “As pessoas estão mais conscientes com relação ao assunto e querem se prevenir. Para isso, buscaram informações nas oficinas.”

Comunidade garantiu presença.

A oportunidade de esclarecer dúvidas, bem como de se informar com relação aos cuidados com a saúde bucal, atraiu diversas pessoas da comunidade à ação social. Moradora do bairro Monte Azul, Roberta de Lima ficou feliz em participar da iniciativa. “Fiquei muito emocionada quando cheguei. O evento foi muito educativo e aprendi coisas importantes sobre o câncer bucal. Percebi como o sono ruim e o ronco podem atrapalhar o dia a dia das pessoas. Agradeço pela oportunidade e gostaria muito que fosse realizada mais vezes no bairro”, ressaltou.

Para Francismar Martins, que também destacou as oficinas sobre o câncer bucal, é importante se orientar com relação ao assunto. Segundo ele, a ação não poderia ter sido melhor e ele volta para casa mais informado e com bom material para tirar as dúvidas e obter mais conhecimento.

Já Ronaldo Adriano, o Ronaldão, diretor Social da Associação Comunitária do Bairro Monte Azul e adjacências, ressaltou a importância dessa iniciativa no bairro. “Não conhecia a ABO-MG e não sabia que a entidade fazia um trabalho tão admirável. Para mim, o sorriso é de suma importância na vida das pessoas. É a alma de um negócio e temos que preservá-lo. Agradeço em nome da comunidade a presença desses profissionais.”

Fonte: Jornalismo da ABO-MG

Staff

  • 8
    ...

    Bob Nilson

    Project Manager
  • ...

    Nick Larson

    Art Director
  • 3
    ...

    Deon Hubert

    CTO
  • ...

    Ella Wong

    CEO

Customers

  • 2
    ...

    Lara Kunis

    CEO, Loop Inc
    Last seen 03:10 AM
  • new
    ...

    Ernie Kyllonen

    Project Manager,
    SmartBizz PTL
  • ...

    Lisa Stone

    CTO, Keort Inc
    Last seen 13:10 PM
  • 7
    ...

    Deon Portalatin

    CFO, H&D LTD
  • ...

    Irina Savikova

    CEO, Tizda Motors Inc
  • 4
    ...

    Maria Gomez

    Manager, Infomatic Inc
    Last seen 03:10 AM
Bob Nilson 20:15 When could you send me the report ?
Ella Wong 20:15 Its almost done. I will be sending it shortly
Bob Nilson 20:15 Alright. Thanks! :)
Ella Wong 20:16 You are most welcome. Sorry for the delay.
Bob Nilson 20:17 No probs. Just take your time :)
Ella Wong 20:40 Alright. I just emailed it to you.
Bob Nilson 20:17 Great! Thanks. Will check it right away.
Ella Wong 20:40 Please let me know if you have any comment.
Bob Nilson 20:17 Sure. I will check and buzz you if anything needs to be corrected.

General

System

General Settings

  • Enable Notifications
  • Allow Tracking
  • Log Errors
  • Auto Sumbit Issues
  • Enable SMS Alerts

System Settings

  • Security Level
  • Failed Email Attempts
  • Secondary SMTP Port
  • Notify On System Error
  • Notify On SMTP Error